Ventilação e Arrefecimento do Ar:
Qualquer edifício precisa que o ar seja renovado com a frequência que a sua atividade exige.
No caso dos edifícios industriais essa renovação é ainda mais necessária devido aos processos de produção que normalmente libertam calor, odores, gases nocivos à saúde, e poeiras quer do processo quer da própria movimentação de pessoas e produtos.
Para que isto aconteça as soluções passam pelo simples abrir de janelas ou pela criação de condições técnicas que, de forma controlada, permitam a correta circulação do ar por todo o espaço.
Desta forma a ventilação, a renovação do ar e o tratamento de gases promovem a melhoria das condições laborais e aumento da produção.
Quando estas ações não são suficientes recorremos ao condicionamento de ar por processos adiabáticos, para obter dentro dos edifícios temperaturas mais baixas do que aquelas que se verificam no exterior dos mesmos.
Os equipamentos evaporativos permitem introduzir ar exterior à mesma temperatura que aí se encontra, ou arrefecê-lo depois de o fazer passar por painéis humedecidos, e lançá-lo nos níveis inferiores onde as temperaturas mais baixas são necessárias.
O arrefecimento adiabático consiste na passagem de ar quente por uma superfície húmida de forma a reduzir-lhe a temperatura pelo trabalho resultante da evaporação da água.
Vantagens:
- Renovação do volume de ar
- Distribuição controlada do volume de ar
- Redução de temperatura interna
- Redução da quantidade de partículas em suspensão
- Aumento de humidade e redução de eletricidade estática